parallax background

FGTS

FGTS – SAIBA COMO UTILIZAR PARA O SEU IMÓVEL


Para quem deseja comprar um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como parte do pagamento e mais financiamento ou recursos próprios para fechar o valor total do imóvel.

FGTS – Quais são as possibilidades de uso do FGTS?


  • Para dar entrada no financiamento imobiliário;
  • Para a amortização do saldo devedor do financiamento imobiliário já contratado;
  • Para pagar parte da prestação do Financiamento imobiliário já contratado;
  • Para quitação do saldo devedor do Financiamento imobiliário já contratado;
  • Para aquisição de imóvel com o valor total do FGTS ou com parte de recursos próprios, o que se refere a aquisição a vista;
  • Com a LM CASE, você terá toda a assessoria para utilizar o seu FGTS com segurança na compra do seu imóvel.
  • E mais, tire outras dúvidas, diretamente com nossos especialistas.

Perguntas mais frequentes para utilização do FGTS

1.Quais os pré-requisitos para a utilização dos recursos do FGTS na casa própria? Os recursos podem ser utilizados por proponente(s) que:
Não seja(m) promitente(s) comprador(es) ou proprietário(s) de imóvel residencial financiado pelo SFH, em qualquer parte do território nacional; Não seja(m) promitente(s) comprador(es) ou proprietário(s) de imóvel residencial concluído ou em construção:
  • No atual município de residência;
  • No município onde exerça sua ocupação principal, nos municípios limítrofes e na região metropolitana.
2. Pode o proprietário que possua fração de imóvel residencial quitado ou concluído , utilizar o FGTS para adquirir outro imóvel?
Sim, desde que detenha fração ideal igual ou inferior a 40% E mais, tire as dúvidas, entre em contato com a LM CASE – Fone: (011) 5539.2246
3. Pode o cônjuge separado, proprietário de imóvel residencial, concluído ou em construção, utilizar o FGTS na compra de outro imóvel?
Sim, desde que tenha perdido o direito de nele residir e atenda às demais condições necessárias para utilização do FGTS na compra do novo imóvel.
4. Pode o proprietário, que possui uma fração de imóvel residencial quitado ou financiado, comprar a fração remanescente do mesmo imóvel, com recursos do FGTS?
Sim, desde que figure na mesma escritura aquisitiva do imóvel como co-proprietário ou no mesmo contrato de financiamento. Neste caso particular, a detenção de fração ideal pode ultrapassar os 40%.
5. Pode utilizar o FGTS para compra de imóvel residencial quem for proprietário de lotes ou terrenos?
Sim, desde que comprovada a inexistência de edificação, através da apresentação do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e matrícula atualizada do imóvel.
6. Pode o detentor de imóvel residencial recebido por doação ou herança utilizar o FGTS na compra de outro imóvel?
Sim, desde que o imóvel recebido por doação ou herança esteja gravado com cláusula de usufruto vitalício em favor de terceiros.
7. Posso utilizar meu FGTS para construção?
Sim, desde que a construção seja feita em regime de cooperativa ou consórcio de imóveis, ou que haja um financiamento com um agente financeiro, ou com um construtor (pessoa física ou jurídica). O construtor deverá apresentar cronograma de obra.
8. É permitida a utilização do FGTS na aquisição e construção de imóvel misto, ou seja, aquele destinado à residência e instalação de atividades comerciais?
  • No município onde o(s) adquirente(s) exerça(m) a sua ocupação principal, salvo quando se tratar de município limítrofe ou integrante da região metropolitana; ou
  • o município em que o(s) adquirente(s) comprovar(em) que já reside(m) há pelo menos 1 ano, cuja comprovação é feita mediante a apresentação de, no mínimo, 2 documentos simultâneos, tais como contrato de aluguel; contas de água, luz, telefone ou gás; recibos de condomínio; ou declaração do empregador ou de instituição bancária.
  • O atendimento dos requisitos é exigido, também, em relação ao coadquirente, exceto ao cônjuge. Tratando-se de concubinas, a comprovação de um deles pode ser substituída pela declaração de ambos de que a identidade de endereço decorre de união não conjugal de natureza familiar, estável e duradoura, de conhecimento público.
10. O FGTS pode ser utilizado pelos cônjuges ou companheiros, independentemente do regime de casamento?
Sim, desde que aquele que não é adquirente principal compareça no contrato como coadquirente

"Com a LM CASE, você terá toda a assessoria para utilizar o seu FGTS com segurança na compra do seu imóvel."

Open chat