Financiamento Imobiliário — Buscando a melhor taxa

Financiamento Imobiliário — Buscando a melhor taxa

Adquirir um imóvel próprio é um dos maiores sonhos dos brasileiros, já que isso traz mais liberdade, segurança e estabilidade no futuro do cidadão. Como a aquisição de imóveis envolve uma grande quantia de capital, é comum que os compradores recorram ao financiamento imobiliário como forma de pagamento.

Essa é uma estratégia bastante viável e abre muitas oportunidades para o investidor, já que são oferecidas diversas modalidades e taxas de acordo com os perfis dos interessados. Quer saber mais sobre o financiamento e como encontrar a melhor taxa do mercado? Continue esta leitura para se aprofundar no assunto!

O que é um financiamento imobiliário?

Basicamente, um financiamento consiste em uma linha de crédito oferecida por instituições bancárias ou financeiras utilizadas para aquisição de bens de alto valor, como um imóvel. O financiamento pode ser destinado para adquirir um imóvel novo, ou usado, residencial ou comércio, para aquisição de lotes ou até mesmo para reformas.

Na prática, o cidadão pega dinheiro emprestado com a entidade para comprar o imóvel e pagará o valor que recebeu em parcelas e com juros.  É comum que o comprador pague um valor de entrada para o vendedor e solicite o restante emprestado no banco, o que diminui o ônus das parcelas.

Após a aquisição do imóvel, ele fica ligado ao comprador e não pode ser vendido. Porém há vários contratos com diferentes disposições, o mais comum é contrato de “Compra e Venda a Prazo com Pacto Adjeto de Alienação Fiduciária”, significa que o imóvel funcionará como uma garantia caso o cidadão não pague a dívida.

Quais são as modalidades de financiamento?

Existem diferentes modalidades de financiamento que são mais adequados dependendo da renda e do perfil do promitente comprador. Entenda cada um deles a seguir.

Sistema Financeiro da Habitação (SFH)

Criado pela Lei 4.380/64, é fiscalizado pelo Banco Central e coordena a maioria dos financiamentos imobiliários do país. Esse sistema usa os recursos nas contas da poupança ou do FGTS do comprador para financiar a aquisição de imóveis residenciais.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

Regulado pela Lei 9.514/97, é responsável pelos demais financiamentos imobiliários no Brasil que não utilizam o SFH. Esse sistema permite que os limites de financiamento sejam maiores que o máximo do SFH, já que a maioria dos recursos vem de investidores institucionais, alguns exemplos são os fundos de pensão, fundos de renda extra, seguradoras, bancos de investimentos etc.

Carteira hipotecária

Assim como anterior, essa modalidade também permite que os financiamentos sejam acima do limite do SFH. Funciona a partir do sistema hipotecário, ou seja, a propriedade fica em nome da instituição financeira até o término do contato.

Como funcionam as taxas de financiamento?

Outro conhecimento importante para adquirentes consiste em saber quais taxas compõem cada parcela de um financiamento imobiliário. Os elementos presentes são:

  • amortização: é o pagamento do montante que foi pego emprestado perante o banco. A soma da amortização deve equivaler ao montante pego inicialmente;
  • juros: cobrado pela instituição financeira pelo empréstimo, seu cálculo é feito sobre o saldo entre o que foi emprestado e as amortizações já realizadas;
  • taxas administrativas: têm o objetivo de cobrir os custos presentes no financiamento;
  • seguros de morte e invalidez permanente (MIP): seguro obrigatório que funciona como uma garantia caso ocorra a morte do comprador;
  • seguro de danos físicos ao imóvel (DFI): seguro contra possíveis desastres que podem destruir o imóvel.

Como posso encontrar a melhor taxa?

Percebe-se que há diferentes tipos de financiamento e vários fatores que influenciam no valor de suas taxas. É inviável exigir que o comprador se dirija a cada banco ou instituição financeira, estude finanças e saiba como funciona cada elemento das taxas para encontrar os melhores resultados.

Por essa razão que a forma mais segura, econômica e ágil para encontrar a melhor taxa é se utilizando de uma assessoria imobiliária. Os profissionais da LM CASE cuidarão de toda burocracia, explicarão cada detalhe do financiamento e indicarão a melhor taxa para seu negócio.

O financiamento imobiliário é o caminho ideal para quem deseja realizar o sonho de adquirir imóvel próprio, mas encontrar a melhor taxa não é a fácil, sendo fundamental receber o apoio de especialistas no ramo para ter mais economia no processo.

Quer saber mais sobre as taxas de Financiamento Imobiliário? Acesse nosso artigo que as compara antes de fechar um contrato!

Precisou de assessoria?

Fale Conosco

Atendimento:
De Segunda à Sexta
Das 09:00 as 18:00hs.
Fone: (11) 5539.2246

Os comentários estão encerrados.

Open chat